Ir para o conteúdo
Logotipo do FFHC Menu mobile

/imagens/33/82/pdt_bnn_13382.jpg

Publicações » Publicações

Cadernos Vale a Pena Perguntar: Meio Ambiente e Desenvolvimento

 

A crise dos modelos de desenvolvimento, diante da urgência das mudanças climáticas, ultrapassa fronteiras e abrange dimensões políticas, econômicas, sociais e ambientais. O Brasil foi, e segue sendo, um ator central nesse processo: tem 60% da maior floresta tropical do mundo, é o quinto maior emissor de gases de efeito estufa, potência agrícola e protagonista nas negociações climáticas globais. Para ter legitimidade, o país precisa reduzir suas emissões, concentradas sobretudo na mudança de uso da terra (desmatamento) e agropecuária. 

Há urgência de se repensar os modelos de desenvolvimento no Brasil. Precisamos buscar soluções viáveis e justas diante do desafio climático global — considerando não apenas os impactos internos, mas também o papel do país no cenário internacional, suas responsabilidades globais e as oportunidades emergentes em uma economia de baixo carbono. 

Clique aqui para baixar o Caderno gratuitamente!

Para explorar respostas possíveis, entrevistamos especialistas para a série Vale a Pena Perguntar – projeto que teve início no formato de minidocumentários, disponíveis gratuitamente no YouTube da Fundação FHC. Pela natureza dos vídeos, muita coisa interessante acabou ficando “no chão da ilha de edição”. Assim nasceu a ideia desta publicação: um compilado com mais perguntas e respostas que acreditamos que valem a pena ser compartilhadas.

Mais sobre Publicações